quinta-feira, 24 de abril de 2014

Primeiro encontro (online) 24/04

Queridos,
Tava passando mal hoje e nao consegui ficar até o final da aula... Mas vou colocar aqui o que iríamos conversar hoje, ok?


Bem, a proposta vocês já sabem: o desfile e tal tal tal (no post abaixo tem a descrição do projeto certinho)...
O que eu gostaria de pedir é para que tentem trazer para o próximo encontro (08/05) alguns trechos descritivos que sugiram figurino e adereço das personagens... Conforme vocês forem lendo o livro para o projeto de vocês, vão prestando atenção nesses momentos que sugiram figurinos e alguns acessórios possíveis, mesmo que sejam irônicos! E vale pra qualquer personagem, inclusive animais!

Vou colocar aqui alguns exemplos de trechos que eu já havia selecionado pra vocês terem uma idéia...

“Aquiles de pés velozes (Canto I, verso 84)”
“Tétis de pés prateados (Canto I, verso 538)”
 “Aqueus de longos cabelos (Canto II, verso 51)”
“Aqueus vestidos de bronze (Canto II, verso 437)”
 “Ó Menelau, se te tingiram as coxas de sangue, as tuas lindas coxas, as pernas e os belos tornozelos por baixo...(Canto IV, verso 185)”,
“cavalos com adereço de ouro e belas crinas (Canto V, verso 363)” 



A idéia é sempre ironizarmos essas "imagens", entendem?
Também selecionei várias imagens de espetáculos da Pina Bausch que usam o figurino como elemento irônico, descritivo e/ou incongruente... Aqui dá pra vocês terem uma idéia do que vamos/podemos buscar, mais ou menos... E também dos materiais que podemos usar... Afinal, não precisamos pensar em dimensões HOMÉRICAS pra isso hahahaha














Ou seja, gostaria que voces fossem recolhendo algumas idéias ok?
E aí no proximo encontro vamos discutir essas idéias, quais sao os personagens que podemos selecionar para isso, quais materiais podemos usar, músicas, iluminação... enfim... serão, a principio, ENCONTROS e não ensaios.

Aliás, posso propor dois horários possíveis para esses encontros: segunda das 16h as 17h e quinta das 17h as 18h!
 ATENÇÃO: Como expliquei no projeto, neste primeiro momento nao precisamos ter TODOS do elenco juntos no mesmo encontro... Claro que seria o ideal e quanto mais melhor... Mas posso me encontrar na segunda com quem ja estará na UNB para os ensaios da Monica e debater um pouco as idéias... e quem só vai pra UNB na quinta para a aula, debatemos depois da aula...

O que acham?
Enquanto definimos essas possibilidades de horários, vão selecionando os trechos e pensando nessas possibilidades, ok?

Beijos e bom feriado, gente!

terça-feira, 22 de abril de 2014

Projeto Completo!

“Passarelíada – um desfile homérico”



A proposta é simples: fazer um desfile de moda com algumas personagens de Ilíada, focando nos acessórios, roupas e signos que possam traduzir a personalidade e a trajetória de cada um dentro da história.
No texto de Homero há inúmeras descrições sobre as vestes e acessórios das personagens em momentos específicos. Roupas de guerra, roupas de luto, roupas de jogos e etc. A partir deste ponto, utilizarei a Teoria da Incongruência na comicidade para ironizar a descrição de Homero no desfile de moda. Os figurinos serão produzidos com materiais diversos, evitando gastos e focando na criatividade de cada ator.


1. No texto
As descrições de Homero sobre roupas e acessórios acontecem ao longo de todo o texto. Sendo assim, selecionaremos trechos de vários cantos, sempre focando em detalhes que possam ser utilizados para a construção do figurino.
Trechos como “Aquiles de pés velozes (Canto I, verso 84)”, “Tétis de pés prateados (Canto I, verso 538)”, “Aqueus de longos cabelos (Canto II, verso 51)”, “Aqueus vestidos de bronze (Canto II, verso 437)”, “Ó Menelau, se te tingiram as coxas de sangue, as tuas lindas coxas, as pernas e os belos tornozelos por baixo...(Canto IV, verso 185)”, “cavalos com adereço de ouro (Canto V, verso 363)” e tantos outros, possibilitam um processo de criação de figurinos e acessórios que também poderão ganhar um sentido irônico, seja por exageros de interpretação ou incongruência.
Também desenvolveremos possíveis situações/conflitos durante a passagem das personagens pela passarela. Por exemplo: podemos facilmente pensar em um conflito ao entrar Aquiles e Heitor para desfilar ao mesmo tempo, podendo ocorrer algumas brincadeiras alusivas ao texto e a trajetória conflitante dos dois.


2. Conceito Estético
A proposta de desfile de moda já é um tanto quanto descritiva. Faremos uma passarela em que o público sente-se ao redor. Os personagens desfilarão com seus trajes, com músicas e iluminação modernas. O jogo é realizar contrastes entre os símbolos de Homero e a contemporaneidade, seja nos acessórios, nas cores ou nos breves conflitos que ocorrerão durante o desfile. Há também a liberdade dos atores em exagerarem ou simplificarem as descrições, desde que tentem sempre valorizar a ironia e a incongruência.


3. Roteiro Inicial
Os ensaios serão basicamente sobre discutir quais são esses signos e características e produzir o figurino de cada um pro desfile. Inicialmente, os ensaios serão para apresentar as minhas sugestões de trechos do texto, mas os atores terão liberdade durante todo o processo para novas propostas. Sem muitas delongas, entraremos no processo de criação desses figurinos e trabalharemos improvisos do desfile para desenvolver os pequenos conflitos das personagens na passarela.
Os relatos do processo serão postados no blog www.iliadanapassarela.blogspot.com.br a cada ensaio.


4. Grupo de Intérpretes
            Não há uma definição específica para essa proposta. Apenas o fato de precisar de um número maior de participantes. Sugiro de 6 a 8 participantes para o desfile, sendo eles atores, dançarinos, músicos, etc. A princípio não utilizarei suas habilidades específicas. Outra decisão já tomada é a participação tanto de homem quanto de mulheres.


5. Local e Horário
            Há algumas possibilidades a serem definidas. Ensaios de quarta e sexta pela manhã e/ou quinta à noite. Não há, no início, a necessidade de TODOS estarem em TODOS os encontros. Podemos dividir o grupo neste primeiro momento, realizando os ensaios com elenco completo apenas na etapa de improviso de conflitos na passarela. Os ensaios acontecerão na UnB, em salas fechadas, quando possível, ou em espaços abertos.


6. Cronograma Inicial
ABRIL
Semana 1 (21-25): Apresentação dos trechos e discussão.

MAIO
Semana 2 (05-09): Avaliação de novas propostas de trechos e definição de personagens.
Semana 3 (12-16): Apresentação de propostas de figurino e acessórios. Definição dos materiais que serão utilizados.
Semana 4 (19-23): Provas de figurinos e detalhes.
Semana 5 (26-30): Provas de figurinos e detalhes – encaminhamento para finalização.

JUNHO
Semana 6 (2-6): Encontro de todos do elenco para jogos de improviso na passarela.
Semana 7 (16-20): Jogos de improviso na passarela – encaminhamento para finalização.
Semana 8 (23-27): Passagem de geral com figurinos e conflitos na passarela.

JULHO
Ensaio geral com a turma de 30/6 a 4/7
Apresentação: 10/07




Uhuuuuuuuuuu!!!!!!!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

O que será de nós?

Bem vindos!
Passaremos a postar relatos de nosso processo neste blog: imagens, idéias, definições, dúvidas, etc...
Espero que tenhamos uma boa temporada!
Beijos!